Banda Viramundo, do Laboratório de Música do Porto Iracema, lança primeiro clipe da carreira

Foto: Tamires Sales

Filmado na Sabiaguaba, em Fortaleza, o clipe da música “Iara” traz referências femininas da ancestralidade afropindorâmica.

Já está no ar o clipe de “Iara”, canção da banda Viramundo, que integra a atual edição do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes. Formado por Vic Andrade, Bruno Esteves e Marcello Santos, o Viramundo lançou o clipe no último sábado (06) em seu canal do Youtube. Gravado na Sabiaguaba, o vídeo se alicerça na força feminina da cultura afropindorâmica, referências ancestrais presentes em todo o trabalho dos artistas.

No clipe, Iara é figura de água doce – ora sereia das lendas amazônicas, ora Oxum, orixá da beleza. Três mulheres dão vida à protagonista: Tieta Macau, Juliana Rizzo e Vic Andrade. O encontro das artistas – que é também uma interseção entre os Laboratórios da Escola, já que Tieta e Juliana desenvolvem o projeto Lança de Cabocla no Lab Dança – leva ao clipe o movimento do corpo e da dança no campo místico, em um samba que celebra a “mulher de homem nenhum”.

Confira o clipe:

A Sabiaguaba também protagoniza o clipe dirigido por Ramó Alcântara. É das águas de sua diversidade – o rio, o mar e o mangue – que brota Iara e como mãe, ensina sua cria a poesia dos sons, o afeto, a luta e a resistência, principais características do território que tenta não sucumbir à especulação imobiliária em Fortaleza.

A produção, fomentada com recursos da lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará, será lançada no Youtube, pelo canal da banda. A música Iara compõe a playlist editorial “Canto dos Orixás” do Spotify.

Sobre VIRAMUNDO

Formada em 2019, inicialmente como um duo entre o casal Vic e Bruno, Viramundo também conta com outros louros. Ficou em 3º lugar no Festival de Música da Juventude de Fortaleza em seu ano de estreia e, atualmente, estão sob tutoria do artista Kiko Dinucci, da banda Metá Metá, no laboratório de criação do Porto Iracema das Artes.

Marcello é mestre de percussão e ogã de candomblé; Vic é cantora, bailarina e batuqueira. Já Bruno é compositor, cantor e violonista. A banda, que se intitula como uma estação criativa de brincantes de música, traz a percussão como personagem principal, cruzando toques nordestinos e sons de matriz africano.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

O quê: Banda Viramundo, do Laboratório de Música do Porto Iracema, lança primeiro clipe da carreira
Onde: Canal Viramundo – Youtube
Ouça Iara no Spotify

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Raphaelle Batista, com informações da assessoria da artista | Publicado em 08/02/2021