“Colonização da formação do ator” é o próximo tema do Conversas com artistas da cena em formação 

Segundo episódio do 3º ciclo de debates será lançado na segunda-feira (30), às 19h, no Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

O ator, diretor, professor e iluminador Lucas Oradovschi é o próximo convidado a dividir as telas digitais do projeto Conversas com artistas da cena em formação com o professor adjunto de teatro da UFC, Tiago Fortes. A temática “Colonização da formação do ator” entra em discussão na próxima live deste terceiro ciclo de debates. O vídeo estreia no Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes nesta segunda-feira (30), às 19h. Como nos demais episódios, o convidado divide sua trajetória de formação e percalços encontrados durante a aprendizagem.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena na UFRJ, Lucas compartilha, também, as metodologias e valores próprios desenvolvidos. Na pesquisa da Pós, desenvolve investigação em torno do tema “O contrário do outro – máscaras, rua e colonialismo”, trazendo uma série de referências para a discussão, que passam por nomes como Ariane Mnouchkine, diretora de teatro e cinema francesa, e o filósofo francês Jean-François Lyotard, referência nas discussões da pós-modernidade.

O professor Tiago Fortes continua à frente dos episódios que têm como ponto de partida sua tese, que resultou no livro “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”, recém publicado pela Paco Editoral. O terceiro e último vídeo deste ciclo estreia no YouTube do Porto Iracema em 14 de dezembro, segunda-feira, com a participação ator e diretor Filipe Codeço.

Conversas com artistas da cena em formação

Os dois primeiros ciclos do projeto Conversas com artistas da cena em formação, conduzido por Tiago Fortes, foram lançados semanalmente e podem ser assistidos no canal do YouTube do Porto Iracema. Com 4 episódios promovidos durante agosto deste ano, o primeiro ciclo de debates pode ser acessado AQUI. Já o segundo foi divulgado durante o mês de setembro com 3 episódios e também pode ser acessado AQUI. O primeiro do novo ciclo pode ser conferido AQUI.

Um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas (Ato 1)”, evento realizado em junho e que segue com outras linguagens artísticas nos próximos meses, o Conversas com Artistas da Cena em Formação é realizado pelo Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da UFC.

Sobre Lucas Oradovschi

Lucas Oradovschi é ator, diretor, professor e iluminador. Integrante dos coletivos  Bonobando e Teatro de Operações. Interessado no jogo da máscara e no teatro de  rua relacionados ao interesse em um teatro que se pretende político. Atualmente é  mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ) onde desenvolve  a pesquisa: “O contrário do outro – máscaras, rua e colonialismo”.

Sobre Tiago Fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: “Colonização da formação do ator” é o próximo tema do Conversas com artistas da cena em formação
Quando: segunda-feira, 30, às 19h
Onde assistir: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiária) | Supervisão e edição: Pâmela Soares

Publicado em 27/11/2020