Confira resultado da seleção para o curso online “Planta-colagem”

Foto: Debby Gram.

Os encontros serão remotos e ocorrem nos próximos dias 8, 10 e 12 de março, através da plataforma Zoom. O processo de matrícula também será à distância, através do e-mail cadastrado no formulário de inscrição

A formação online “Planta-colagem”, dos Cursos Básicos de Artes Visuais do Porto Iracema, já tem a lista dos 20  aprovados (as) para a formação. Os encontros serão online, assim como os demais da primeira oferta do Programa de Formação Básica 2021. Com um total de 8h/aula e emissão de certificado, o curso remoto será ministrado pela artista visual gaúcha Manuela Eichner, de forma síncrona, nos próximos dias 8, 10 e 12 de março, das 9h às 12h, através da plataforma Zoom.

A lista de selecionados (as) e suplentes pode ser conferida clicando abaixo:

O curso parte do estudo e das conexões entre as estruturas das plantas e da colagem. Entre as temáticas que serão abordadas, estão a intuição, a adaptação e a nutrição, “trabalhando manualmente com imagens e folhas coletadas”, como escreve a artista na ementa da formação.

Matrícula

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o processo de matrícula também será online. Após a divulgação dos resultados, a pessoa selecionada não precisa comparecer à Escola. A secretaria da Escola entrará em contato com o(a) participante, no e-mail informado no ato da inscrição, e vai enviar o Termo de Aceite para matrícula. O link para acesso à sala de aula online, na Plataforma Zoom, também será enviado para esse e-mail.

Prorrogação de inscrições

Um dos três cursos do Programa de Fotopoéticas teve seu período de inscrição estendido. Agora, interessadas (os) em fazer a formação “Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”, com Deri Andrade, podem se inscrever até o dia 5 de março AQUI.

O curso vai acontecer nos dias 15, 17, 22 e 24 de março, às segundas e quartas, de 18h às 20h (8 h/a). As 30 vagas são destinadas, preferencialmente, a alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.

A formação apresentará um panorama da fotografia brasileira atual, com foco na produção de autoria negra e no mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento e difusão de artistas negros/as/es. A partir da discussão sobre a produção artística no atual contexto das artes no país, vai fazer um percurso histórico da institucionalização da fotografia e as novas imagens criadas por jovens autores que demarcam uma outra história da arte no Brasil.

Mudanças no calendário de resultados

Conforme divulgado no último dia 22 de fevereiro, a coordenação do Programa de Formação Básica da Escola decidiu alterar o calendário de divulgação dos resultados do processo seletivo. Desta forma, a relação de selecionados dos cursos está sendo anunciada conforme o início de cada formação.

Com as listas divulgadas hoje, restam dois resultados de seleção a serem divulgados. Na próxima quinta-feira, dia 11 de março, será divulgada a lista dos selecionados para “Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo” e “Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”, ambos do Programa de Fotopoéticas.

Março
> 11/03: Resultados dos cursos:
“Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo”;
“Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”.

Sobre Manuela Eichner

Manuela Eichner é artista visual formada em escultura pela UFRGS, Porto Alegre/RS. Natural de Arroio do Tigre/RS, vive e trabalha entre São Paulo e Berlim. Múltipla, sua prática abarca desde vídeos e performances até oficinas colaborativas, passando pelo desenvolvimento de ilustrações, instalações e murais. Nessas diferentes frentes recorre sistematicamente a princípios de colagem, ruptura e embaralhamento da unidade espacial. Participou de projetos como Rumos Itaú Cultural, Salão Arte Pará, ZK/U em Berlim, AnnexB em NovaYork, Fikra Graphic Design Biennial em Sharjah e IASPIS Residency em Malmö, Suécia.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Confira resultado da seleção para o curso remoto “Planta-colagem”
Oferta: 20 vagas
Período: 8, 10 e 12 de março, através da plataforma Zoom
Matrícula remota, através do e-mail do formulário de inscrição
Emissão de certificados pela Escola

Gratuito

 

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista