Entre Telas Artes Visuais recebe a artista e bióloga Larissa Batalha na quarta-feira, 24

Imagem: Victor Cavalcante

Nascida em Manaus (Amazonas), mas residente em Fortalez   a, Larissa conversa com Aline Albuquerque, coordenadora do Lab Artes Visuais da Escola, sobre como as ciências podem ser formas de trabalhar as narrativas poéticas.

A próxima edição do Entre Telas Artes Visuais acontece na quarta-feira, 24, e recebe a artista e bióloga Larissa Batalha. Nascida em Manaus (Amazonas), mas residente em Fortaleza, Larissa conversa com Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Escola, sobre como as ciências podem ser formas de trabalhar as narrativas poéticas.

Por isso, a live recebe o título ”Taxonomia de memórias”. Sendo a taxonomia nome dado à ciência que lida com a descrição, identificação e classificação dos organismos, o conceito lida diretamente com a proposta artística de Larissa, que pesquisa sobre as traduções de memórias imaginadas com base em narrativas compartilhadas. ”Quando algo é recontado se repete um caminho com encadeamento de narrativas, e é disso que depende a manutenção da memória, das partilhas”, conta Larissa.

Ainda conforme a artista, sua pesquisa parte de histórias de outras pessoas e também memórias e lembranças compartilhadas com ela quanto à cidade. Tudo caminhou para que, nesse momento, seus estudos se desenvolvam a partir de sua história pessoal. ”O trabalho das artes e a formação como bióloga se atravessam e grande parte da produção vem por usar conhecimentos científicos. Por isso sustento que sou bióloga/artista”, conclui Larissa.

O Entre Telas será transmitido no Instagram do Porto Iracema das Artes, a partir das 15h.

Sobre Larissa Batalha

Artista/Bióloga. Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Nascida em Manaus (Amazonas), residente em Fortaleza (Ceará). Pesquisa o traduzir memórias, conversas e partilhas em convergência com apropriações científicas em diversas linguagens.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Entre Telas Artes Visuais recebe a artista e bióloga Larissa Batalha na quarta-feira, 24
Quando: 24 de março, quarta-feira, às 15h
Onde acessar: Instagram do Porto Iracema das Artes

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 17/03/2021