Laboratório de Artes Visuais

O Laboratório de Artes Visuais tem como objetivo aprofundar conhecimentos e experiências teóricas e práticas na área das Artes Visuais, promovendo o debate estético e crítico na perspectiva da experimentação de linguagens. A estrutura do Laboratório de Artes Visuais, em sua 7ª edição, é composta por dois percursos interdependentes: Temporada Formativa (2019), que equivale a um curso majoritariamente teórico, e a Temporada Investigativa (2020), de desenvolvimento de projetos artísticos previamente selecionados. A turma da Temporada Formativa contou com 30 participantes, ao final, 4 projetos foram selecionados para a Temporada Investigativa, totalizando 8 projetos, com os 4 contemplados a partir da seleção aberta realizada no decorrer deste ano de 2020.

Em seis edições (de 2013 a 2018), o Laboratório de Artes Visuais contemplou 26 projetos, sendo quatro por ano (excepcionalmente em 2014, foram seis projetos).


Coordenação

Aline Albuquerque nasceu em São Paulo em 1974, tem graduação em Artes Plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela Universidade Federal do Ceará. É mãe, artista visual, ativista e pesquisadora do Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR- UFC). Sua produção orbita em torno de temas como arte e política, arte e educação, artivismo, processos de criação coletivos e colaborativos, micropolíticas urbanas.

Conheça todos os projetos contemplados:

Projetos

Arqueologia de luzes negras

Encantadas: saberes mágicos em lugares sagrados.

Língua Ferina: Artista retirante e a Fertilização da imagem.

Plantomorfias: uma coleção de sensibilidades entre corpo e natureza.

 

Historicizando o invisível 

Travestis são como plantas

Como construir nosso próprio país

na barriga do monstro

 

2018

2017

2016

2015

2014

2013