Porto Iracema das Artes celebra Dia Internacional da Dança refletindo sobre a formação oferecida pela Escola

A Escola, que conta com duas esferas de formação na área, integrará a programação da Semana da Dança, realizada em parceria com entidades culturais de Fortaleza

A Dança independe do palco. É movimento, expressão e reinvenção. E é partindo desta última ideia que a Escola Porto Iracema das Artes celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado na próxima quarta-feira (29), de uma forma diferente, com dicas e programação completamente online. Entre os espetáculos destacados, estarão produções de artistas que compõem a trajetória da Escola, que conta com um programa de formação em dança em duas esferas: o Curso Técnico em Dança (CTD) e o Laboratório de Criação em Dança.

Projeto “Bonito pra chover”, Laboratório de Dança 2019. Foto: Té Pinheiro.

Com 15 anos de história, o CTD já tem seis turmas formadas e uma série de trabalhos criados pelos próprios alunos. Ao longo da formação, os artistas têm a possibilidade de explorar suas habilidades e exercitar a criação autoral em dança. Aline Monteiro, integrante da sexta turma do Curso, resume sua experiência na formação em quatro palavras: única, intensa, dinâmica e desafiante. “Considero o CTD peça fundamental para o meu percurso artístico, uma vez que ele me estimulou a sair do meu lugar comum na dança, que se resumia em ser bailarina ou ensaiadora”, explica ela, que hoje entende-se também intérprete-criadora.

Mostra “Modos de Existir” – Conclusão da 6ª turma do Curso Técnico em Dança, dezembro de 2019. Foto de Té Pinheiro.

Já o Laboratório de Criação em Dança traz na bagagem 20 projetos de diversos temas e formatos, como é o caso da pesquisa “Técnicas de Parkour aplicadas a Dança”, desenvolvida em 2019 pela artista caririense Altalita Tavares. “Foi uma experiência inovadora de ter contato com artistas que tinham a mesma linha de pesquisa que a minha, e o Laboratório me proporcionou essa oportunidade de contato e desenvolvimento profissional”, conta. Entre os tutores que passaram pelo programa, destacam-se artistas como Marcelo Evelin, Jorge Alencar, Denise Stutz e Andrea Bardawil, além de nomes que ministraram oficinas e aulas abertas, como Esther Weitzman, Silvia Soter e Dudude Hermann.

A coordenadora do Programa de Formação em Dança do Porto Iracema, Carolina Wiehoff, diz que as ações, sobretudo em projetos públicos de formação, afirmam o Ceará como um lugar de resistência política em cultura e arte. “Especialmente agora, diante do cenário de imensos desafios para o meio cultural, é hora, talvez mais do que nunca, de fazer do Dia da Dança a ocasião de uma celebração da vida e de seguir dançando a cada dia, em cada espaço, pequeno ou grande, que nosso corpo pode habitar.”

Projeto “Librando Bem”, Laboratório de Dança 2019. Foto: Té Pinheiro.

Em alusão ao Dia Internacional da Dança, a Escola promove anualmente – em parceria com diversas instituições culturais da Cidade – a Semana da Dança. A programação está disponível no site http://semanadadanca.com/, a partir desta segunda-feira, 27. Neste ano, a ação é realizada pelo Porto Iracema junto com Vila das Artes, CCBJ, Prodança, Graduações em Dança da UFC, Karthaz Studio e entidades dos municípios de Quixadá, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Itapajé, Trairi e Sobral.

Além disso, a Escola também disponibilizou, através da Embarcação das Artes, uma lista com dicas de espetáculos e aulas sobre dança para assistir sem sair de casa. Confira AQUI. A seleção foi atualizada com mais trabalhos!

Mostra “Modos de Existir” – Conclusão da 6ª turma do Curso Técnico em Dança, dezembro de 2019. Foto: Pâmela Soares.

Programa de Formação em Dança 

Formado pelo Curso Técnico em Dança (CTD) e o Laboratório de Criação em Dança, o Programa de Formação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes busca proporcionar condições para que os artistas explorem suas aptidões pessoais, além de colaborar para a estruturação de um potencial em que se desenvolvam corporeidades dançantes, levando em conta os saberes e construções culturais já experimentados socialmente.

Quanto à concepção pedagógica, o Programa busca aproximações com as questões da contemporaneidade, compreendendo e contextualizando o lugar do corpo e da dança na formação humana. As metodologias utilizadas estabelecem estratégias e procedimentos de diálogos variados, considerando as particularidades do público alcançado, bem como seu contexto social e cultural.

CTD

Atual e sétima turma do Curso Técnico em Dança em aula inaugural, março de 2020. Foto: Alan Sousa.

O Curso Técnico em Dança (CTD), criado no ano de 2005 e já na sétima turma, passa a ser certificado a partir de 2017 pelo Conselho Estadual de Educação através do Instituto Dragão do Mar (IDM), com carga horária de 1.380 horas/aulas, distribuídas em dois anos de duração. Ao longo dos últimos 15 anos, a continuidade do CTD foi viabilizada por meio da parceria com diversas instituições, entre elas, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o SENAC, este último certificador de cinco turmas.

Integrado ao Porto Iracema das Artes desde a fundação da Escola, de 2013 a 2019, o curso teve 225 alunos matriculados, com 62 trabalhos apresentados nas mostras de conclusão. Até a finalização da sexta turma, em 2019, o CTD certificou 153 alunos e alunas como técnicos em dança.

Veja as fotos da mostra final da 6ª turma do CTD  AQUI , AQUI e AQUI.

Laboratório de Dança

Criado em 2015, o Laboratório de Criação em Dança surge para fomentar a cena criativa do Ceará, ampliando os espaços de aprofundamento da pesquisa de linguagem em dança e estimulando o desenvolvimento de processos de pesquisa coreográfica que, em seu campo expandido, integram poéticas do corpo e suportes diversos. O Laboratório desenvolve a produção de obras a serem apresentadas na condição processual sob a perspectiva de integração no circuito profissional da dança.

De 2015 a 2019, o Laboratório de Dança selecionou 20 projetos com um total de 63 artistas envolvidos. Cada projeto contou com a orientação de um tutor ou tutora, indicado pelos proponentes. Além das orientações dos processos de pesquisa durante os sete meses de imersão no Porto Iracema das Artes, os tutores(as) ministraram oficinas abertas, participaram de rodas de conversa, realizaram palestras e apresentaram ensaios abertos de suas próprias pesquisas de criação.

Saiba mais sobre os projetos da última edição AQUI.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Porto Iracema das Artes celebra Dia Internacional da Dança refletindo sobre a formação oferecida pela Escola

Quando: 29 de abril, quarta-feira, Dia Internacional da Dança

Acompanhe a programação coletiva da Semana da Dança em http://semanadadanca.com/ e veja mais trabalhos de nossos alunos no InstagramYoutube e Facebook do Porto Iracema

Fique em casa, por você e pelos outros!
Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 27/04/2020