Porto Iracema das Artes realiza tira-dúvidas dos Labs 2020 na Capital e no interior do Estado

Este ano, serão desenvolvidas 29 propostas artísticas, sete a mais que nas edições anteriores, e a ajuda de custo para artistas do Ceará também será maior, no valor de R$ 1.000,00

Seguem abertas até as 23h59min do dia 19 de março as inscrições para os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura e gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Como em outras edições, serão realizadas leituras abertas dos regulamentos de cada linguagem para esclarecimento de dúvidas sobre as regras de participação e o sistema de inscrição. Os encontros serão realizados durante a primeira semana de março, de 3 a 6, sempre às 19h, no auditório do Porto Iracema.

Na terça-feira, dia 3, serão lidos os regulamentos dos Labs de Dança e Teatro. Na quarta, dia 4, será a vez do regulamento de Música. Na quinta, 5, Cinema e, na sexta-feira, dia 6, Artes Visuais. Em todos os dias, os coordenadores das respectivas linguagens artísticas estarão presentes. Todos os interessados em inscrever seu projeto artístico são convidados a participar.

Além da Escola, outros locais de Fortaleza, como universidades e espaços culturais, também receberão tira-dúvidas ao longo do período de inscrição e, nos últimos dias, haverá um plantão tira-dúvidas, o Corujão. O coordenador do Lab Teatro, Andrei Bessa, já esteve no Curso de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, para dar mais detalhes sobre o regulamento de Teatro. Na próxima semana, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) receberá a coordenadora do Lab Música, Mona Gadelha, dia 3, às 11h, no auditório do Curso de Música, Bloco F, no Campus Itaperi. 

Já no Interior do Estado e na Região Metropolitana de Fortaleza, os tira-dúvidas iniciam a partir deste sábado, 29, como é o caso de Maracanaú. Lá, o encontro será no Apê Cultural (bairro Jereissati I), a partir das 17h. A região do Vale do Jaguaribe também receberá um tira-dúvidas dos Laboratórios de Criação no dia 1 de março, no Galpão das Artes, em Russas, a partir das 14h30min. Em Quixadá, a coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, estará na Casa de Saberes Cego Aderaldo no dia 9 de março, a partir das 19h. Outras visitas estão sendo programadas para Sobral e para a Região do Cariri.

Sobre os Laboratórios de Criação 2020

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais. A formação é realizada em regime de imersão ao longo do ano e culmina em uma apresentação final para o público. Artistas recebem orientação de tutores escolhidos de acordo com a necessidade de cada projeto. As consultorias aos projetos acontecem de forma individual e coletiva, com oficinas, palestras e aulas abertas, numa maneira de também dar à Cidade acesso às formações.

Em 2020, serão desenvolvidos 29 projetos, divididos em Artes Visuais (8), Cinema (6), Dança (5), Música (5) e Teatro (5) – sete a mais que nas edições anteriores. Outra novidade é o aumento no valor da ajuda de custo para artistas cearenses, que passará a ser de R$ 1.000,00 por mês.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, não ter sido proponente ou colaborador(a) em nenhuma das cinco linguagens, nas últimas duas edições, e comprovar que reside no Ceará há pelo menos dois anos.

A submissão de projetos já pode ser feita AQUI e os regulamentos de cada linguagem podem ser conferidos abaixo:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO DE CINEMA

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA

LABORATÓRIO DE TEATRO

SERVIÇO
O que: Inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2020
Quando: 11 de fevereiro a 19 de março de 2020
Inscreva-se AQUI
GRATUITO

O que: Tira-dúvidas dos regulamentos de Dança e Teatro
Quando: 3 de março, terça-feira, 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

O que: Tira-dúvidas do regulamento de Música
Quando: 4 de março, quarta-feira, 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

O que: Tira-dúvidas do regulamento de Cinema
Quando: 5 de março, quinta-feira, 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

O que: Tira-dúvidas do regulamento de Artes Visuais
Quando: 6 de março, sexta-feira, 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Aberto ao público

>> INTERIOR E REGIÃO METROPOLITANA 

Maracanaú

O que: Tira-dúvidas dos regulamentos dos Laboratórios de Criação

Quando: 29 de fevereiro, sábado, 17h

Onde: Apê Cultural (Avenida 3, 576, bairro Jereissati I)

Aberto ao público

Vale do Jaguaribe

O que: Tira-dúvidas dos regulamentos dos Laboratórios de Criação

Quando: 1 de março, domingo, 14h30min

Onde: Galpão das Artes (Av. Coronel Araújo Lima, 350, Russas)

Aberto ao público

Quixadá

O que: Tira-dúvidas dos regulamentos dos Laboratórios de Criação

Quando: 9 de março, segunda-feira, 19h

Onde: Casa de Saberes Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá)

Aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes

Publicado em 28/02/2020