Porto Iracema divulga selecionados para curso ”Travessias afetivas: estética, política e arte contemporânea”

Temporária Mente Sem Título (2019), de Aoruaura (Selfie). Imagem de um dos trabalhos que serão discutidos no curso “Travessias Afetivas”, de Lucas Dilacerda.

Com quase 500 inscrições, divulgação dos selecionados para os outros seis cursos será em datas diferentes. Além disso, inscrições para curso “Outras imagens”, com Deri Andrade, segue até 5 de março 

A Escola Porto Iracema das Artes divulga nesta segunda-feira, 22, a lista de selecionadas e selecionados para a formação ”Travessias afetivas: estética, política e arte contemporânea”. O curso, que será ministrado pelo artista e filósofo Lucas Dilacerda, previa 20 vagas, mas devido à grande procura, foram abertas mais 10 vagas, totalizando 30 pessoas aprovadas. Nove candidatos e candidatas também se classificaram como suplentes e serão chamados em caso de desistência. O curso acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 deste mês, começando nesta terça-feira e seguindo até sexta, das 19h às 22h (12h/a) pela plataforma Zoom.

  • Confira a lista AQUI.

Após receber quase 500 inscrições para a primeira oferta de cursos online deste ano, e considerando as diferentes datas de início dos cursos, a coordenação do Programa de Formação Básica da Escola decidiu alterar o calendário de divulgação dos resultados do processo seletivo. Desta forma, as listas de selecionados dos outros seis cursos serão anunciadas em datas diferentes.

As formações ”Tão longe, tão perto: oficina de cinema documentário”, dos Cursos Básicos de Audiovisual; ”Corpo Fechado: ateliê de criação desobediente”, do Programa de Fotopoéticas; e ”Cenografia criativa: ressignificando objetos do cotidiano’‘, dos Cursos Básicos de Artes Cênicas, terão seus resultados divulgados na próxima quinta-feira, dia 25 de fevereiro.

Na quinta-feira seguinte, dia 4 de março, será a vez dos inscritos na formação ”Planta-colagem”, dos Cursos Básicos de Artes Visuais, conhecerem o resultado da seleção. Por último, no dia 11 de março, será divulgada a lista dos selecionados para ”Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo” e ”Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”, ambos do Programa de Fotopoéticas.

  • Veja o novo calendário:

Fevereiro
> 22/02: Resultado do curso “Travessias afetivas: estética, política e arte contemporânea”
> 25/02: Resultados dos cursos:
“Tão longe, tão perto: oficina de cinema documentário”;
“Corpo Fechado: ateliê de criação desobediente”;
“Cenografia criativa: ressignificando objetos do cotidiano”.

Março
> 04/03: Resultado do curso “Planta-colagem”.
> 11/03: Resultados dos cursos:
“Fotografia e memória: a água é uma máquina do tempo”;
“Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”.

Prorrogação de inscrições 

Outra novidade é que o curso “Outras imagens: um panorama da fotografia de autoria negra brasileira”, com Deri Andrade, terá seu período de inscrição estendido até o dia 5 de março.

A formação vai apresentar um panorama da fotografia brasileira atual, com foco na produção de autoria negra e no mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento e difusão de artistas negros/as/es. A partir da discussão sobre a produção artística no atual contexto das artes no país, vai fazer um percurso histórico da institucionalização da fotografia e as novas imagens criadas por jovens autores que demarcam uma outra história da arte no Brasil.

O curso vai acontecer no dias 15, 17, 22 e 24 de março, às segundas e quartas, de 18h às 20h (8 h/a). As 30 vagas são destinadas, preferencialmente, a alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.

Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

Matrículas

Ainda devido à pandemia do novo Coronavírus, o processo de matrícula também mudou. Após a divulgação dos resultados, a pessoa selecionada não precisa mais comparecer à Escola. A coordenação do curso entrará em contato com o(a) participante, no e-mail informado no ato da inscrição, e vai enviar o Termo de Aceite para matrícula.

O link para acesso à sala de aula online, na Plataforma Zoom, também será enviado para esse e-mail.

Sobre a primeira oferta de cursos

A primeira oferta do ano disponibilizou, inicialmente, 165 vagas em formações remotas no Programa de Fotopoéticas e nos Cursos Básicos de Artes Visuais, Artes Cênicas e Audiovisual. Tanto as inscrições quanto as formações são gratuitas, com público prioritário de alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.

Este ano, o tema norteador das ações e eventos da Escola é “Poéticas de Travessia”, em alusão aos desafios do ensino remoto na arte.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema divulga selecionados para curso ”Travessias afetivas: estética, política e arte contemporânea”
Público: Preferencialmente, alunos da escola pública, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio, entre 16 e 29 anos.
Período das aulas: 23, 24, 25 e 26 de fevereiro, de 19h às 22h, pela plataforma Zoom
Online e gratuito

Em caso de dúvidas, entre em contato:
Secretaria: secretariaescolaportoiracema@gmail.com
NULAB – Núcleo de Apoio aos Laboratórios e Cursos Básicos: nulab.portoiracema@gmail.com

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Feitosa (Estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 22/02/2021. Atualizado em 23/02/2021.