Processo criativo do Grupo Nóis de Teatro é documentado em quarto episódio da série-escola “Artes de Proa”

Foto: Alan Diniz

O penúltimo episódio, que vai ao ar a partir desta quinta-feira (16), acompanhou a trajetória para a produção do espetáculo “Despejadas”, durante o Laboratório de Teatro 2017

Temas como cidade, gênero, opressão e feminismo foram levantados pelas artistas Amanda Freire, Nayana Santos e Kelly Enne Saldanha, do grupo Nóis de Teatro, durante suas trajetórias no Laboratório de Criação em Teatro do Porto Iracema das Artes, em 2017. Seus processos criativos, que resultaram no espetáculo teatral “Despejadas”, foram documentados pelo quarto episódio da série-escola Artes de Proa, que vai ao ar a partir das 22h desta quinta-feira (16), pela TV Unifor.

Inspiradas no livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, as três atrizes buscam paralelos entre as favelas da autora, no anos 1960, e as de hoje, além de colocar em questão o papel da mulher nas periferias da cidade. A produção também será transmitida pela TV Ceará no sábado (18), a partir das 22h30min, dentro do programa “Culture-se”. Além disso, o episódio estará disponível no canal do YouTube da Escola a partir das 18h de domingo (19).

Frame do episódio “Despejadas”.

Esta é a primeira temporada da série documental realizada pelo Porto Iracema em co-produção com a Universidade de Fortaleza (Unifor) que registra os processos criativos de artistas que participaram dos cinco Laboratórios de Criação da Escola em 2017. Os episódios de Cinema, com Emilly Benevenuto e Fernanda Mancilla; Dança, com Andréia Pires, Geane Albuquerque e Honório Félix e Artes Visuais, com Linga Acácio e Samuel Tomé, podem ser acessados em “Onde não tem casa”, “Constituição Coreográfica Criminosa” e “051 – Grande Circular”, respectivamente.

Na próxima semana, o episódio de Música “SILA CRVS A.O.A”, com os artistas Álvaro Ximenes, Gabriel Farias, Isaac Omar e Marta Aurélia, encerra a temporada e também estará disponível em diferentes plataformas.

Sinopse do episódio

O grupo Nóis de Teatro, sediado no bairro periférico Bom Jardim, em Fortaleza, prepara o seu novo espetáculo teatral inspirado pelo livro Quarto do Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Os textos da autora se misturam às experiências de vida das mulheres negras do coletivo, numa crítica social irônica e debochada de um Brasil desigual que atravessa o tempo.

Sobre a série Artes de Proa

A produção é a primeira do gênero no país, reunindo 57 alunos das principais instituições de ensino de Fortaleza, como a Universidade Federal do Ceará, a Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Universidade de Fortaleza e o próprio Porto Iracema das Artes, além de artistas cearenses já atuantes nas mais diversas linguagens artísticas. Ao longo da formação, os estudantes receberam oficinas e tutorias com diversos profissionais para a produção dos episódios.

Iniciado em outubro de 2017 sob a coordenação de Arthur Leite, Bete Jaguaribe e Lis Paim, o ARTES DE PROA – Programa de Formação e Produção Supervisionada de Série-Escola é uma co-produção entre o Porto Iracema e o Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Processos criativo do Grupo Nóis de Teatro é documentado em quarto episódio da série-escola “Artes de Proa”
Quando: A partir do dia 16 de julho (quinta), às 22h
Onde assistir: TV Unifor (canal 181 da Net), TV Ceará (canais 17 da Net, 517 da Multiplay e 15 da Brisanet) e canal do YouTube do Porto Iracema

PROGRAMAÇÃO DAS EXIBIÇÕES:

4 – Episódio Teatro
DESPEJADAS
com Amanda Freire, Nayana Santos, Edna Freire e Kelly Enne Saldanha

16/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 17/07, às 16h

18/07 (sábado) – TVC
*reprise na quarta, 22/07, às 19h15

19/07 (domingo) – 18h – YouTube do Porto Iracema das Artes

5 – Episódio Música
SILA CRVS A.O.A
Com Álvaro Ximenes, Gabriel Farias, Isaac Omar e Marta Aurélia

23/07 (quinta) – 22h – TV Unifor
*reprise na sexta, 24/07, às 16h

25/07 (sábado) – TVC
*reprise na quarta, 29/07, às 19h15

26/07 (domingo) – 18h – YouTube do Porto Iracema das Artes

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite
Publicado em 14/07/2020