Abertas inscrições para residência artística entre criadores pretes cearenses

A residência “Qual é a sua arma?” ocorrerá em Fortaleza, de 25 a 31 de janeiro, e tem realização da Plataforma Afrontamento dentro do projeto Lança Cabocla, em desenvolvimento no Laboratório de Dança do Porto Iracema

Estão abertas até o dia 18 de janeiro de 2021 as inscrições para a residência artística “Qual é a sua arma?”, que será realizada em formato de Laboratório-Imersivo e Mostra-Disparo. O objetivo é construir um intercâmbio entre criadores pretes cearenses e promover o desenvolvimento artístico e interdisciplinar das artes cênicas/performáticas com as artes visuais e o audiovisual, em diálogo com outras linguagens. Artistas já podem se inscrever AQUI.

A residência tem produção e realização da Plataforma Afrontamento, em parceria internacional com a PLUSplattform, a Escola Porto Iracema das Artes, no âmbito do Laboratório de Dança, e o Porto Dragão. O projeto foi contemplado no VII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A artista transdisciplinar Tieta Macau, do projeto “Lança Cabocla” (Lab Dança 2020), será uma das mediadoras. A maranhense atua na relação constante entre memória, ancestralidades afropindorâmicas, nordeste e poética do rastro. Foto: Dinho Araújo.

A residência acontecerá de forma presencial, na capital cearense, de segunda a domingo, nos dias 25 a 31 de janeiro. Serão 20 vagas no total, 18 para criadores e duas para documentadores do processo artístico. Quatro vagas são destinadas a pessoas do interior e da região metropolitana de Fortaleza, com direito à ajuda de custo e apoio durante a imersão.

As pessoas selecionadas serão divididas em dois grupos, um alocado no Porto Iracema e outro no Porto Dragão, observando todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, distanciamento e higienização constante. Os laboratórios imersivos com cada grupo serão mediados por Tieta Macau (MA), Gerson Moreno (CE) e Elton Panamby (SP). A ideia é pensar e propor espaços temporários de treinamento e experimentação sobre as seguintes questões: podem as artes cênicas e performáticas serem armas? quem é o alvo? qual é a hora do disparo? qual é a munição?

Elton Panamby, que faz a tutoria dos projetos “Historicizando o invisível”, de soupixo, e “Voltar para casa: Uma restituição simbólica”, de Charles Lessa (Lab Artes Visuais 2020), também fará a mediação dos laboratórios-imersivos. Foto: Verônica Pereira.

Ao final da residência, a Mostra-Disparo fará um momento de troca dos processos desenvolvidos ao longo dos encontros. Na inscrição, cada participante deve apresentar um projeto de criação em processo.

Para obter mais informações e se inscrever, acesse https://afrontamento.wixsite.com/qualeasuarma ou o perfil do Instagram da Plataforma Afrontamento.

Um dos mediadores da residência, Gerson Moreno é dançarino, coreógrafo, diretor-fundador da Cia Balé Baião, escritor, multimídia, pesquisador em danças de motrizes negras, ameríndias e periféricas. Foto: Antônio Guilherme.

Sobre a Plataforma Afrontamento

A PLATAFORMA AFRONTAMENTO vem sendo considerada como espaço de elaboração de projetos, experimentação e intervenção em arte, na qual pensa e propõe ações de cultura e arte como frente de cuidado e resistência. A plataforma visa o fortalecimento artístico cultural pretes-favelades, sempre se alinhando com as finalidades políticas, éticas e expressivas do universo negres.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Abertas inscrições para residência artística entre criadores pretes cearenses
Quando: De 25 a 31 de janeiro de 2021
Onde: Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema) e Porto Dragão (Rua Bóris, 90 – Centro) –  Fortaleza, Ceará
Inscrições: De 4 a 18 de janeiro AQUI
Mais informações: https://afrontamento.wixsite.com/qualeasuarma

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Raphaelle Batista, com informações de Plataforma Afrontamento | Publicado em 05/01/2021