Porto Iracema das Artes seleciona bolsistas para curso com diretor e roteirista Jorge Furtado

A oferta é fruto de uma parceria da Escola com o Projeto Paradiso. Serão selecionados cinco bolsistas entre alunos que passaram pelo Laboratório de Cinema e o Ateliê de Escrita Dramática. Aulas serão gravadas e ficarão disponíveis durante um ano.

A Escola Porto Iracema das Artes lança uma seleção de alunos e ex-alunos para curso online de criação de roteiro com o diretor e roteirista gaúcho, Jorge Furtado. Ao todo, serão cinco bolsas destinadas a quem já passou pelo Laboratório de Cinema e pelo Ateliê de Escrita Dramática desde 2013. As formações iniciam já no próximo dia 16 de março e são constituídas de 27 aulas, com cerca de 30 minutos cada, totalizando 9h de conteúdo exclusivo, com emissão de certificados. Os vídeos ainda estarão disponíveis para acessar e assistir a qualquer hora e lugar durante um ano.

O período de inscrições para concorrer às bolsas segue até o próximo domingo, 8 de março. Para participar do processo seletivo, basta preencher um formulário online, que pode ser acessado AQUI. A seleção irá considerar a trajetória e o engajamento dos inscritos na área de roteiro/dramaturgia, a conclusão dos percursos formativos na Escola Porto Iracema e seus perfis socioeconômicos. O resultado será divulgado no dia 12 de março.

As cinco bolsas destinadas ao Porto Iracema são oriundas de parceria com o Projeto Paradiso, que divide a realização do curso inédito junto à Casa de Cinema de Porto Alegre, ao Centro Cultural b_arco e a Jorge Furtado. O curso destina, no total, 230 vagas para instituições e ONGs parceiras do Paradiso.

Os diferentes gêneros e formatos, os elementos da linguagem, as etapas de desenvolvimento do roteiro, as personagens, as cenas e a trama serão alguns dos conteúdos abordados no curso, que vai tratar ainda dos elementos fundamentais do roteiro cinematográfico, além de contar com exemplos práticos. Os vídeos estarão disponíveis no b_arco on, formato virtual para oferta de cursos do Centro Cultural b_arco.

Roteiros no Porto Iracema

Tanto no Laboratório de Cinema da Escola quanto no Ateliê de Escrita Dramática, dos Cursos Básicos de Audiovisual e Artes Cênicas, são produzidos roteiros de longas e curtas metragens a cada ano letivo. No âmbito do Programa Básico, os textos passam por seleção e três textos resultam em curtas-metragens no Programa de Realização Audiovisual do Porto Iracema (PREAMAR), cujos filmes circulam em prestigiados festivais, mostras de cinema e premiações nacionais.

Já nos Laboratórios de Criação, seis projetos de longa-metragem são selecionados para desenvolvimento durante sete meses, com tutoria dos cineastas Karim Aïnouz, Nina Kopko, Armando Praça e Murilo Hauser.

O cineasta Jorge Furtado, autor de obras como “O Homem Que Copiava”, “Rasga Coração” e “Lisbela e o Prisioneiro”, já esteve no Porto Iracema das Artes para o lançamento do documentário “O Mercado de Notícias” (2014), seguido de bate-papo no auditório da Escola. Confira entrevista com ele.

Sobre Jorge Furtado

Jorge Furtado é um cineasta brasileiro com extenso trabalho na televisão e no cinema, sendo um dos mais importantes e premiados roteiristas e diretores do país. Dirigiu e escreveu roteiros como “Ilha das Flores”, “O Homem Que Copiava”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Meu Tio Matou um Cara”, “Saneamento Básico” e “Rasga Coração”. Também escreveu roteiros e dirigiu muitas séries, minisséries e especiais para a televisão, entre elas “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Comédias da Vida Privada”, “A Invenção do Brasil”, “Cidade dos Homens”, “Ó Paí Ó”, “Cena Aberta”, “Decamerão”, “Doce de Mãe”, “Mister Brau”, “Sob Pressão”, “Todas as mulheres do mundo” e “Amor e Sorte”.

Seus filmes foram premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Mostras e retrospectivas do seu trabalho foram apresentadas em Hamburgo, Rotterdam, Tóquio, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Paris, Londres, Bruxelas, Lisboa e Harvard. Suas séries de televisão receberam 4 indicações para o Emmy internacional. “Doce de Mãe” ganhou o Emmy internacional de Melhor Comédia e deu a Fernanda Montenegro o Emmy de Melhor Atriz, a primeira latino-americana a receber o prêmio.

Jorge Furtado nasceu em Porto Alegre, em 1959. Começou sua carreira profissional na TV Educativa, no início dos anos 80. Foi repórter, apresentador, editor, roteirista e produtor. Em 1987, foi um dos fundadores da “Casa de Cinema de Porto Alegre”.

Foi professor em cursos de extensão de universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais; no curso de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Tuiuti, Curitiba; professor convidado do curso de roteiro da Escuela Internacional de Cine Y Television, Havana, Cuba. Atualmente, concilia sua atuação como roteirista e diretor com palestras sobre cinema, seminários, oficinas e cursos em espaços como o Centro Cultural b_arco.

Sobre o Centro Cultural b_arco

O b_arco é um espaço que une educação e arte criado para transmitir e aprofundar conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 14 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

Desde 2020, está realizando sua programação de cursos inteiramente online através de videoconferências. Com o sucesso dos cursos ao vivo online, em 2021, o b_arco lança o b_on, que pretende ser uma plataforma de cursos, com as aulas gravadas e disponibilidade de 1 ano para aproveitar o conteúdo! Este primeiro curso, lança um novo momento para a programação do b_arco, que traz sua expertise em produção de conteúdos para uma nova maneira on demand de aproveitar os cursos online b_arco.

Sobre a Casa de Cinema de Porto Alegre

A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80. A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, tendo produzido dezenas de filmes e vídeos, além de programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fóruns de debates e programas eleitorais para TV.

A Casa de Cinema já teve como parceiros e clientes: Chanell 4 (Inglaterra), ZDF (Alemanha), HBO (America Latina), Fox Film do Brasil, Columbia Tristar, Sony, Fundação MacArthur, TV Globo, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta, entre outros. A capacidade dos profissionais associados, atestada pelos prêmios em festivais nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência de cinema brasileiro contemporâneo. Neste projeto com Jorge Furtado, um dos quatro sócios da Casa de Cinema, a instituição contribuiu com a produção audiovisual e realização do curso.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, o Projeto Paradiso atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Em quase dois anos de existência do Projeto Paradiso são 51 profissionais brasileiros do audiovisual beneficiados, 14 projetos selecionados pela Incubadora Paradiso, 34 bolsas de estudo internacionais, 44 instituições parceiras, além de 10 cursos e masterclasses oferecidos.

Em 2019, o Instituto ofereceu o Prêmio de Roteirista do Ano no 3º Prêmio ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas, para Jorge Furtado, que propôs utilizar o prêmio para desenvolver um curso. Agora, o Projeto Paradiso é um dos realizadores de “Roteiro: do início ao fim, passando pelo meio”, lançado em parceria com o b_arco e a Casa de Cinema de Porto Alegre.

O Projeto Paradiso visa democratizar o acesso ao curso, oferecendo bolsas integrais para cerca de 30 instituições do audiovisual nacional em diversas regiões do país.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes seleciona bolsistas para curso com diretor e roteirista Jorge Furtado

Período de inscrições para bolsas: até 8 de março de 2021
Acesse o formulário de inscrição AQUI.
Período do curso com Jorge Furtado: a partir de 16 de março de 2021, com um ano de acesso livre aos vídeos
Emissão de certificados pelo Centro Cultural b_arco.

Mais informações sobre o curso: https://barco.art.br/curso-roteiro-jorge-furtado/

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 01/03/2021